O Ascensor da Bica foi inaugurado em 28 de junho de 1892 e é um dos mais antigos elevadores de Lisboa. Projetado pelo engenheiro Eugénio dos Santos, é um exemplo típico dos elevadores da cidade de Lisboa, que utilizam um sistema de tração por corda. A construção começou em 1890 e, após sua inauguração, rapidamente tornou-se um meio popular de transporte entre a parte baixa da cidade e a área mais alta, facilitando o acesso ao bairro do Bairro Alto. O elevador conta com uma inclinação de 28 graus e é conhecido pelas suas armações de madeira, que têm um estilo pitoresco, além de uma estrutura metálica colorida, que o torna um dos marcos visuais da cidade. Pintura em acrílico sobre tela. 50cms x 40 cms.
O ascensor da Bica e o cauteleiro

