Mostrar mensagens com a etiqueta #Elevator of Glory. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #Elevator of Glory. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

ELEVADOR da GLÓRIA da BAIXA ao BAIRRO ALTO

 O Elevador da Glória é um famoso elevador localizado em Lisboa, Portugal. Inaugurado em 1885, liga a parte baixa da cidade, à colina do do Bairro Alto. É um exemplo icónico da arquitetura estrutural de ascensores do século XIX em Lisboa e foi projectado para ajudar a facilitar o transporte de pessoas e mercadorias em um terreno acidentado. Originalmente foi projetado como um sistema de tração a vapor, mas atualmente utiliza tecnologia elétrica.

Chegada ao Bairro Alto do Elevador da Glória

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

ELEVADOR DA GLÓRIA E ARDINA

Construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier De Ponsard, foi inaugurado em 24 de Outubro de 1885, constituindo-se no segundo do género implantado na cidade por iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa. O sistema de tração original era de cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água, passando mais tarde a ser a vapor. Em setembro de 1915 passou a ser movido por electricidade. Até finais do século XIX, durante as viagens noturnas a iluminação dentro da cabine era feita com velas. Nesta pintura da minha autoria inclui, igualmente, o ardina, a figura típica dos vendedores de jornais, quando a maioria deles se situava no Bairro Alto e a corrida de dezenas deles, de sacolas às costa se fazia pela rampa do Elevador da Glória. Obra em acrílico sobre tela. 

 O Elevador da Glória e o ardina, dois ícones de Lisboa


AUTOCARRO "AEC REGENT" NA PONTE SOBRE O TEJO

Um autocarro de dois pisos AEC Regent a atravessar na Ponte Sobre o Tejo, pouco depois da sua inauguação em Agosto de 1966. Com mau tempo e,...