Mostrar mensagens com a etiqueta #Parque Eduardo VII. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #Parque Eduardo VII. Mostrar todas as mensagens

sábado, 8 de fevereiro de 2025

PARQUE EDUARDO VII e o MARQUÊS de POMBAL

 O parque central de Lisboa foi assim designado como uma homenagem ao monarca inglês Edward VII, que visitou Lisboa em 1903, cinco séculos após a Aliança Anglo-Portuguesa. Está construído sobre uma das colinas da cidade e proporciona uma vista espectacular do seu topo . É composto por sebes simétricas de buxo e uma variedade de plantas, a maioria delas provenentes da Estufa Fria e climatizada na década de 1930, que está replecta deespécies exóticas de climas tropicais. Esta estufa é um dos espaços verdes mais importantes de Lisboa, considerado um autêntico museu vivo, com seus pequenos lagos e cascatas, estátuas e centenas de espécies de plantas. Ao fundo deste "pano" verde encontra-se o Marquês de Pombal. centro de uma rotuda que distribui as principais vias pela cidade. Pintura em acrílico sobre tela. 50 cms x 40 cms. 


Parque Eduardo VII e o Marquês de Pombal

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

PARQUE EDUARDO VII e AUTOCARRO - LISBOA 60's

 Localiza-se no prolongamento da Avenida da Liberdade, tendo início junto à Rotunda Marquês de Pombal.Com cerca de 26 hectares, constitui um local de excelente vista panorâmica sobre a cidade. Inicialmente denominado Parque da Liberdade, foi rebatizado em 1903, com o nome do rei de Inglaterra, Eduardo VII, aquando da sua visita a Lisboa, em 1903. Em 1942 o arquiteto Keil do Amaral projetou o parque, tal como o conhecemos hoje, caracterizado pelo grande eixo   central de relvado decorado por uma composição geométrica de sebe de buxo, ladeado por duas grandes alamedas de árvores onde tem grande expressão a calçada artística portuguesa. Nesta pintura de minha autoria, em primeiro plano um autocarro da Carris, um AEC Regent de um só piso. Também está reproduzido um tradicional vendedor de castanhas.Lisboa nos anos 60.  Tela de 50 cms x 40 cms e tinta acrílica. 


AEC Regent e Parque Eduardo VII 


AUTOCARRO "AEC REGENT" NA PONTE SOBRE O TEJO

Um autocarro de dois pisos AEC Regent a atravessar na Ponte Sobre o Tejo, pouco depois da sua inauguação em Agosto de 1966. Com mau tempo e,...